Violência urbana
Atenção e prevenção são recomendações
para a vida nas grandes cidades.
Programa Hoje em Dia, da TV Record, recebeu convidados que ensinam cuidados que devem fazer parte da vida nos grandes centros urbanos.
Um crime banal chocou a cidade. Caroline Lee, de 15 anos, recebeu dois tiros durante um roubo no bairro de Higienópolis. Ela se recusou a entregar a bolsa para os bandidos e foi morta.
Diversos outros crimes são marcados pela mesma frieza dos bandidos seguido da morte das vítimas. O Hoje em Dia preparou uma matéria sobre a violência nas cidades.
No estúdio, os apresentadores receberam o major da PM José Elias de Godoy, especialista em segurança, e doutor José Toufic Thomé, psiquiatra e especialista em intervenções em situações limite.
Durante o programa, os convidados comentaram sobre como uma vítima deve agir no caso de um assalto e explicaram como se preparar para uma situação dessas, evitando que uma possível ação sem pensar resulte em uma reação seguida de uma fatalidade. A prevenção é a primeira dica do major.
– A pessoa é pega de surpresa, então aconselhamos a tomar alguns cuidados, atenção ao redor, na rua. Temos que lembrar que todas as pessoas estão sujeitas a situações como esta.
Já doutor José Thomé completou que existem técnicas para se preparar para possíveis situações de perigo.
– No caso desta moça, se ela tentou segurar a bolsa ou se foi interpretada como segurando, isso pode provocar uma reação através do comportamento que ela apresentou. As nossas reações são imprevisíveis. O ser humano é imprevisível. Mesmo preparado existe a reação humana.
Durante os comentários, o major Elias recomendou o portal da Polícia Militar de São Paulo e o Dr. Thomé, o portal da Rede Ecobioética.